A Derrota de ACM Neto para a Prefeitura de Salvador

Por Fábio Brito

 

Salvador estará, amanhã, dia 28/10/2012, escolhendo seu novo prefeito entre duas propostas diametralmente opostas em suas concepções: uma popular e que acredita no diálogo entre as forças da sociedade e outra autoritária e arrogante que se disfarça para seqüestrar a credibilidade do vizinho para si.

Uma proposta que participa e é fiadora das mudanças a que nosso país tem visto a partir da assunção de Lula ao Governo Federal em 2002, em que o país tem diante do mundo uma inserção soberana, discutindo com os demais países em pé de igualdade, que tem dado a seu povo ânimo para enfrentar a pior crise econômica que o mundo atravessa desde a o ano de 1929.

Ânimo este baseado em integração à sociedade de mais de 40 milhões de pessoas antes esquecidas nas beiras de estradas, embaixo de viadutos e nas ruas. Salário mínimo valorizado, com mais empregos criados mês a mês enquanto países como a Espanha enfrentam desemprego a taxas de 25% de sua população em idade de trabalho e aumentando a cada dia.

De outro lado uma proposta que tenta dissimular aquilo que verdadeiramente é e representa, o atraso, a arrogância, a brutalidade expressa em suas diversas vertentes.

ACM Neto, sai desta eleição, no entanto, mesmo sem que ainda tenha sido colocado um voto nas urnas, e ainda que venha a obter a maioria dos votos dos cidadãos soteropolitanos, como a imagem personificada da derrota amarga de alguém que, para não sair escorraçado das zonas pobres da capital da Bahia, tenha que negar tudo que disse e fez para parecer algo que não é.

De principal opositor aos programas de integração do Governo Lula como Bolsa Família, Prouni, Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida, Reuni, para exemplificar, passou a se fazer defensor entusiasmado, em seus programas eleitorais, alegando, inclusive, que parte dos créditos do Bolsa Família se deve ao seu avô, cuja família enriqueceu enchendo as bolsas, às expensas do patrimônio de cada baiano que empobrecia sem esperança de dias melhores.

Neto se diz um dos parlamentares mais influentes no congresso nacional e, no entanto, contraditoriamente, nada tem a ver com a decisão do seu partido de entrar na Justiça contra quase todos os programas do Governo Lula ou Dilma, que buscam resgatar uma dívida histórica de nosso país para com o seu povo, tão sofrido e maltratado por aqueles que deveriam protegê-lo.

Sua grosseria leva-o a chamar seu oponente, em um debate, diversas vezes, de mentiroso, demonstrando que o velho espírito do LOBO que ele incorporou quando ameaçou “dar uma surra” no presidente Lula ou em qualquer um de seus companheiros, ainda está presente debaixo da pele de cordeiro. O Netinho, que agora promete doces para o povo, esconde os dentes e as garras e defende o vovozinho querido.

Matreiro, num destes debates, aproveitando o bombardeio midiático acerca do assunto do Mensalão, pergunta para o Pelegrino se ele continuaria defendendo seus companheiros de partido após estes terem sido condenados pelo STF por formação de quadrilha e corrupção ativa. Ao ser confrontado pelo seu oponente sobre o escândalo do Mensalão do DEMO, com o governador Arruda, comprovadamente pego em filmagens escabrosas, informou que seu partido o expulsou no primeiro momento.

Não é bem verdade. O fato é que integrantes de uma família sabem muito bem o que tem em seu sangue, em seu DNA, e não poderiam deixar seu partido ser exposto diariamente com provas tão absolutamente claras e contundentes. Mas não foi no primeiro momento como ele informou, pois este foi gasto tentando acalmar os ânimos do colega para que ele não jogasse a m… no ventilador, e, após combinarem pelo silêncio deste, e a sua resignação, vai saber de que forma obtida, então, e só então, o expulsou.

Mas, diante da falta de resposta do Pelegrino a se ele continuaria a defender os companheiros agora condenados, me permito a responder:

– Não se abandona um amigo ferido à beira da estrada.

Lugar de corrupto é na cadeia, porque eles são os responsáveis por haver tanta miséria e injustiça no mundo.

No entanto, saltam aos olhos que a condição para existir um corrupto é que sua vida pessoal, financeira e patrimonial esteja muito além daquilo que suas posses oficiais lhe permitiriam manter.

Este fato não existe no caso em questão pois o José Genoino, Delúbio Soares e José Dirceu não vivem além de suas posses, nem aumentaram o patrimônio como seria de se esperar de pessoas qualificadas como de alta periculosidade, como quer fazer parecer o STF.

Aos meus companheiros dedico a presunção de inocência que você não poderia, jamais, dedicar aos seus, por conhecê-los e saber como agem, que, por fim, é a mesma forma que seu avô e sua família usaram para amealhar o patrimônio e poder que detém hoje.

Por fim acredito que, em seu devido tempo, que certamente não será tão rápido quanto o STF fez correr este julgamento para poder ajudar a vocês do DEMO e do PSDB nestas eleições, a responsabilidade de cada um será aferida, e, certamente, o nosso povo vai entender um pouco mais da história de nosso país e perceber que, os que estiveram ao lado dos que prenderam e torturaram a mulher que hoje é a presidente de todos os brasileiros e brasileiras e que por eles é querida, continuam a ser exatamente aqueles que sempre viraram as costas para todas as suas aspirações de cidadãos.

Encerro este texto dizendo que votar não pode ser encarado por nós como um ato qualquer. Tudo na vida tem o seu oposto, o preto tem o branco, o magro tem o gordo, o alto tem o baixo e assim sucessivamente. A política é a mesma coisa. Devemos nos perguntar quem realmente está do nosso lado? Quem, além das palavras, honra com atitudes que beneficiam não somente a mim e minha família mas a maior parte das pessoas?

Dizer que político é tudo igual e que não existem ideologias, não passa de baboseiras que nos dizem diariamente para nos trazer desesperança de que nosso poder possa servir para mudar a nossa própria condição de vida.

Nós sabemos daquilo que precisamos e não devemos nos deixar enganar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: